Recentemente assisti uma série baseada em fatos reais, eu vou explicar de forma bem resumida, trata-se do EUA lutando contra o terrorismo com foco principal na Al-Qaeda entre os anos de 1.998 até 2001, antes do ataque às torres do WTC.
A CIA e o FBI trabalhavam para o mesmo objetivo, combater o terrorismo, mas com propósitos e interesses diferentes, até aí tudo bem, mas foi justamente a concorrência interna entre os líderes das duas organizações, onde quem tinha informações mais avançadas não compartilhava com a outra, se tratavam como rivais, e o jogo de poder era o que imperava.
Enquanto isso, a Al-Qaeda estava se organizando, criando rede de contatos, pessoas fazendo curso de pilotagem nos EUA, ou seja, havia vários movimentos acontecendo de forma sincronizada, sem egos ou disputa de poder, o projeto estava indo bem. Por outro lado, a CIA e o FBI estavam em uma concorrência ferrenha, o jogo de poderes mais acirrado do que nunca, egos inflados, as sabotagens e negligências fazendo parte do dia a dia, em todos os níveis hierárquicos, até que o dia 11 de setembro de 2001 chegou, e o resultado, o mundo soube.
A lição que fica, para quem quer aprender é lógico, que não temos o direito que interferir no bem comum em troca da satisfação pessoal desmedida, o ideal é buscar o devido equilíbrio entre o reconhecimento pessoal e o coletivo.
Commenti